Empreendedores do Espírito Santo participaram da Caravana do Shell Iniciativa Jovem
Por Shell Iniciativa Jovem em 13/07/2023
A primeira Caravana do Shell Iniciativa Jovem de 2023 aconteceu no estado do Espírito Santo. Foram dois dias de oficinas e debates com os jovens de Guarapari e Grande Vitória. As atividades realizadas proporcionaram geração e troca de conhecimento na área de empreendedorismo, principalmente, para jovens de áreas periféricas.
A Caravana começou em Guarapari no dia 26 de Junho e contou com o apoio do Centro de Referência das Juventudes (CRJ), espaço importante de cultura, de formação e de lazer para jovens periféricos. O primeiro dia de atividades aconteceu a partir de uma roda de conversa com duas mulheres transexuais e empreendedoras: Afronta, artista de rap, e Vênus, artista de vogue e empreendedora na área da beleza.
Ao longo da discussão, as duas profissionais relataram como se encontraram profissionalmente e os desafios que enfrentaram para alcançarem o lugar que estão hoje. Além disso, Afronta e Vênus buscaram motivar os jovens presentes a seguirem seus sonhos e empreender.
“Conseguir um emprego não é sempre fácil, principalmente, quando você é uma mulher, LGBT+, negra, periférica. Então, eu precisei ir atrás da minha renda. Foi quando eu entrei para a área da estética e da beleza, pois eu já gostava de trabalhar com isso em mim mesma e queria passar essa elevação de autoestima para outras pessoas”, compartilhou Vênus no encontro.
O segundo dia da Caravana foi em Vitória, no Fonte Hub. O espaço recebeu pessoas de toda Grande Vitória para participarem das atividades propostas. Foram realizadas 4 oficinas: Criação de conteúdo com Erik Oakes; Empreender na Comunicação com Ryan Gouveia; Elaboração de Projetos com Thaís Amorim; e Introdução ao Empreendedorismo com Izis Pardinho.
Para finalizar o dia, os participantes tiveram o Talking “O que a comunicação tem a ver com empreendedorismo?” com Angelo Henrique, líder de projetos de inovação no IEBT Innovation, e Luanna Esteves, apresentadora, repórter, roteirista e produtora. Foram mais de duas horas de debate e troca de conhecimento.
“A comunicação não necessariamente precisava me colocar nesse lugar profissional. Você pode desenvolver sua carreira, seja empreendendo no próprio negócio, seja intraempreendendo dentro de uma empresa. E foi isso que aconteceu comigo. Na minha trajetória profissional, eu não tive um negócio para além da minha empresa, eu continuei com o produto que já fazíamos, mas, com o passar do tempo, fui me desenvolvendo dentro das empresas que passei”, falou Angelo ao longo da conversa.
Os dois dias de atividades da Caravana impactaram positivamente mais de 60 jovens a respeito de empreendedorismo e de caminhos profissionais na área, o que demonstra a busca da juventude por conhecimento e possibilidades de crescimento.
Leia também:
48 empreendedores do Shell Iniciativa Jovem de 2022 agora integram a Rede do Programa
Conheça os selecionados para o primeiro ciclo do programa Shell Iniciativa Jovem 2023