As mídias como aliadas no seu negócio
Por Shell Iniciativa Jovem em 13/07/2023
A utilização da mídia digital cresce cada vez mais no Brasil: o acesso à internet já é realidade para 84,3% da população brasileira, segundo dados da Digital Brazil 2023 do DataReportal. Por isso, hoje é essencial que o negócio garanta sua presença nas mídias digitais a fim de assegurar oportunidades, vendas e crescimento!
Ao pensar em digital, as redes sociais despontam como uma das principais estratégias. Elas são importantes, principalmente, por representarem 40% do tempo total gasto por parte dos usuários brasileiros na internet, ainda de acordo com a pesquisa do DataReportal. Contudo, no meio virtual, 60% do tempo são usados para outras atividades, o que indica a necessidade de pensar estratégias para além das mídias sociais.
Com isso, o site aparece como uma das mídias relevantes, pois é um canal próprio do empreendedor. Ele permite reunir toda informação relevante a respeito da empresa e ainda abre espaço para uma produção de conteúdo mais densa e direcionada para o público alvo, atraindo, dessa forma, possíveis parceiros e clientes. Além disso, outro dado interessante é o principal motivo da presença do brasileiro na internet: 77,6% buscam informações. Diante disso, se tornar referência dentro da sua área de atuação é uma estratégia importante a ser considerada e trabalhada no meio digital.
A importância da televisão
Outra mídia que continua impactando a vida dos brasileiros é a televisão. A população ainda gasta em média 4h29m do seu tempo diário assistindo TV. Nesse sentido, uma estratégia que se torna interessante é a assessoria de imprensa. Por meio dela, é possível aparecer em telejornais que divulguem, tornando conhecido, o seu negócio. Mesmo não havendo um chamado direto para a aquisição de produtos ou de serviços, ser uma empresa conhecida entre as pessoas e alcançar possíveis clientes é o primeiro passo no processo de decisão de compra do consumidor.
Um bom jeito de se tornar interessante para a grande mídia é se mostrar relevante no seu meio de atuação. Ser especialista, contar boas histórias e/ou trazer inovação e diferenciais que chamam atenção. Suas redes sociais serão suas vitrines. Com ou sem um time de assessoria, ser interessante para a imprensa em seus canais é fundamental.
Leia também:
Cinco boas práticas para o Marketing Digital do seu negócio
Como começar a empreender com pouco dinheiro: 5 dicas para jovens empreendedores