Cinco dicas de sustentabilidade para negócios de moda
Por Shell Iniciativa Jovem em 07/03/2024
De acordo com dados da Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção (Abit), o setor da moda brasileira ocupa a posição de quinto maior do mundo. Essa relevância se reflete também na geração de renda, sendo responsável por 16,7% dos empregos no Brasil. A moda também se encontra em uma posição alta no quesito impacto ambiental. Dados da Global Fashion Agenda apontam que esse setor é o segundo maior poluidor do mundo.
Diante disso, discussões sobre a sustentabilidade do mundo da moda ganham destaque e abrem espaço para empreendedores como Rayene Arruda, CEO e fundadora da Três Graças. Seu negócio auxilia empresas do setor a adotarem práticas sustentáveis, além de qualificar mulheres em artesanato têxtil e empreendedorismo.
Com o intuito de apoiar pequenos empreendedores da moda a adotar práticas mais sustentáveis, a empreendedora compartilhou cinco dicas iniciais para esses negócios.
Dica um: Valorize os stakeholders
Como explica Rayene, os colaboradores de sua empresa são as primeiras pessoas a comprarem sua ideia e proposta de negócio. Por isso, valorize todos os stakeholders de seu negócio – fornecedores, funcionários, seguidores e parceiros.
Dica dois: Use uma única matéria-prima
Usar diferentes fontes de matéria-prima em uma peça de roupa dificulta a reciclagem. A empreendedora da Três Graças recomendou, por exemplo, que caso utilize algodão, não coloque nenhum material de poliéster. Essa recomendação também vale para os aviamentos.
Dica três: Priorize a transparência
Uma alternativa muito comum no setor da moda é divulgar os dados de custos e remuneração de fornecedores em seu site. Entretanto, caso essa ainda não seja uma opção viável, você pode mostrar o processo de produção dos seus produtos em redes sociais ou em um blog da sua marca, por exemplo.
Dica quatro: Não descarte tecidos de corte
Como explicou Rayene, o tecido de corte é uma matéria-prima denominada de pré-consumo e, dependendo do seu tamanho, pode possibilitar por meio do UpCycling – metodologia que utiliza materiais que não seriam inseridos na linha de produção -, a criação de pequenas peças, como por exemplo, faixas de cabelo.
Dica cinco: Produza peças autorais
A produção de peças autorais é o grande diferencial do seu negócio. Você pode se inspirar em outras produções, mas sempre faça uma junção de diferentes elementos do seu repertório a fim de criar peças únicas e com um estilo próprio.
Essas dicas fazem parte do quadro “De Empreendedor para Empreendedor” que é publicado no Instagram do Shell Iniciativa Jovem. Se ainda não segue o @iniciativajovem, acompanhe para não perder as próximas edições!
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