Bancas de avaliação: confira os empreendimentos que seguem para a próxima etapa do Shell Iniciativa Jovem 2021
Por Shell Iniciativa Jovem em 03/09/2021
Entre os dias 17 e 26 de agosto foram realizadas as bancas de avaliação da etapa Oficina de Projetos do Shell Iniciativa Jovem 2021. Ao longo dessas duas semanas os empreendedores do programa foram qualificados e receberam orientações de um time de voluntários composto por especialistas em negócios, colaboradores do CIEDS e representantes da Shell. A lista com os empreendimentos que seguem para a próxima etapa pode ser consultada abaixo.
Seguindo o modelo on-line adotado em 2020, cada banca teve duração de 30 minutos. Os planos de negócios previamente analisados pelos avaliadores foram discutidos, de uma forma geral, quanto à modelagem do negócio, viabilidade mercadológica, estratégica, operacional e financeira; além do potencial criativo e inovação agregada, impacto socioambiental, entre outros pontos.
Foi considerado também o domínio sobre o negócio e a qualidade do pitch de cada empreendedor. As bancas não só avaliaram se os quase 80 empreendimentos apresentados estão aptos para continuar no programa, como também forneceram os direcionamentos necessários para a melhoria de cada um dos planos de negócio.
No dia 24 de agosto, foi realizada uma banca com foco em negócios ligados à moda, que reuniu entre os avaliadores voluntários Ana Ivone, especialista em Projetos e Políticas Públicas do Governo do Estado do Espírito Santo; Gisele Caldas, estilista, designer gráfica e têxtil integrante do TA Studios; Leonardo José, coordenador do programa Shell Iniciativa Jovem pelo CIEDS; Marcela Calil, especialista em Social Performance Advisor da Shell; e Priscila Castro, especialista em Inovação, Tecnologia e Economia Criativa e co-fundadora da Brain Ventures.
O bloco de avaliação iniciou com uma apresentação da Dom Baruc, marca de moda slow fashion, criada por Jadson Espírito Santo Da Hora, que investe na criatividade e na representatividade negra. “A Dom Baruc começou pequena e cresceu de uma forma bem rápida. A gente ainda está aprendendo a lidar com esse crescimento. Como conceito, pensamos em investir em qualidade, tanto de modelagem, quanto de estampa. A gente faz peças limitadas, em pouca quantidade”, explicou.
O empreendimento recebeu orientações de Marcela Calil, que alertou sobre a importância do empreendedor seguir um plano de comunicação sólido e, principalmente, investir em mídia paga. “As redes sociais estão limitando cada vez mais a exposição das marcas, estão visando mais publicidade, mais investimento, mais tráfego pago”. Por outro lado, a especialista da Shell explicou que investir na produção de conteúdo exclusivo e na parceria com influenciadores continua sendo indispensável para uma boa performance nas redes. “Eu acho que hoje em dia as marcas que estão se destacando tem muito disso, de humanizar a marca, de mostrar quem está por trás de tudo que é feito”, concluiu.
O segundo empreendimento apresentado foi a A/Z, marca autoral de Julia Aizenman. “Eu produzo roupas agênero em processos artísticos e artesanais. Então, a partir das minhas pesquisas artísticas, onde desenvolvo estampas em serigrafia, eu desdobro isso para as roupas, sempre com modelagens amplas e que caibam em vários corpos”, declarou.
“Essa questão das modelagens é bem bacana porque qualquer pessoa pode usar. A questão da estamparia artesanal também tem uma pegada bem legal, algo que vem sendo usado por grandes marcas. Eu vejo como algo do futuro, tanto a estamparia artesanal quanto a questão de fazer pequenas coleções ou fazer por demanda, que é outra coisa que você explora bem. Em termos de business, é bem bacana o teu negócio”, avaliou Priscila Castro.
O terceiro e último empreendimento do bloco, a ZITH, foi representado por uma de suas criadoras, Juliana Santanna Bayeux. A marca é voltada para a moda feminina plus size, um nicho que Bayeux acredita ser ainda pouco explorado, e nasceu de sua própria dificuldade em encontrar roupas de números maiores.
“Eu gostaria de parabenizar você e sua irmã pela iniciativa, em um mundo onde esse diálogo sempre foi necessário e a gente está finalmente conseguindo derrubar os padrões do mundo da moda. A gente está muito longe ainda, mas temos visto cada vez mais mulheres aceitando seus corpos e isso é incrível, é maravilhoso. Então parabéns pelo trabalho e pelo conceito da moda de vocês”, disparou Marcela Calil.
Confira os empreendimentos que seguem para a próxima etapa do Shell Iniciativa Jovem 2021:
Alice Pereira Da Silva | La Casita Comunicação Criativa
Aline Barcelos De Brito | Besouroaline
Aline Porto Videira De Souza | Porto Cozinha
Ana Carolina D. De Figueiredo Breda Da Costa | OSSU
Ana Luiza Cerqueira Das Neves | Conservation Leaders
Ana Ventorini | Centro de Acessos Vasculares
Bruna Cibely Da Silva Brito | Agência Muyrá
Bruna Ferreira Martins | Arq Descomplica
Camila De Araujo Reveles Barreira | Salty Agricultura Salina
Camilla Silvino | LADY AR
Claudio De Souza Rocha Junior | Riverdata
Damiana Cristina Ventura Cabral | Rio Queer
Daniela Rodrigues De Oliveira | FARZAX
Eduarda Andrade | Transmodar
Esther Cristina Santos Pereira | As Marias Colab
Fernanda Fernandes Calé | Agência Lume
Gabriela Cox Mayall | Céumomento Cosméticos Veganos
George Luiz Torres Da Silva Boente | Assistencia Tecnica Bozten
Hugo Belmont Centro Cultural | Arariboia
Iasmin Marequito Ribeiro | Iasmin Marequito Fotografia
Igor Araujo Da Silva | Vai de Bike
Igor Kobi Gomes Meireles | Psiconexões
Isabela Vitoi Rosa De Souza | RefilMe
Ítalo Souza Cunha | Marquei
Jadson Espirito Santo Da Hora | Dom Baruc
Jéssica Nadilza Santos E Santos | Paiol Cultural
Jessica Pereira de Assis | HELP HANDS
Jessika Batista De Souza | Impacta Consultoria de Sustentabilidade
João Víctor Luciano Costa | CE Notes
Jonathan Carlos Vitalino | TodoxStudio
José Adolfo Oliveira Das Chagas | CarbonAr
Joyce Da Silva Britto | MotoJoy
Julia Aizenman | A/Z
Juliana Oliveira Lima De Souza | Tutorshop – A sua compra com conteúdo em poucos cliques
Juliana Santanna Bayeux | ZITH
Jullyet Da Silva Souza | Zene Afro Estilo
Kathelyn Santos | SEM SOBRA Soluções Sustentáveis
Kimberlly Correa De Moraes | Klube Último Romance
Kirce Ribeiro Dos Santos Lima | eLabore.Kom
Laís De Oliveira Monteiro | Monteiro Assessoria
Lara Angelo Oliveira | NATURAL SER
Laura Araújo Magalhães | Herbalquimia
Leonardo Jarlicht | Vaique
Leonardo Marques São Thiago | Studio La Collect
Lidiane Carvalho Botelho | SalgadiNutri
Lucas Hassib Camina | Cpt Nemo
Luiz Felipe Reali Falqueto | Ihu
Marcia Mendonça Andrade De Almeida | Cansei de Ser Plástico
Maria Luísa Rodrigues | Backstage
Mariana Nunes Corrêa | QUIM Moda Infantil e Inclusiva
Marina Duarte Durães Pereira | Nabu
Marlon Silva De Sousa | Interfluent
Matheus Barroso Mantel | TRAMA – Inteligência Espacial
Matheus Felipe Frutuoso Gomes Queiroz Frutuoso | Happy publicidade
Matheus Jose Facina David Silva | Greenie
Mayara Camilo Leite | Sementes Alimentos In Natura
Najla De Lima Fernandes | Estúdio Ocre
Pâmela Laysa Amarante Dos Santos | Basic Grunge
Pedro Henrique De Souza Paiva | Sistema 2+1
Pedro Henrique Vandro Da Silva | Avançar
Priscila De Jesus Barbosa | Autoestima Diva
Priscilla Postali | Inglês No Alvo
Rafael Lima | NEGREI
Rafael Moura De Sá | RDados
Rafaela Ferreira Da Silva | Ferrer jóias
Raffaela Zandomenego | Ergos Desenvolvimento Profissional
Rayene Arruda Esteves | Três Graças Projeto
Renata Belo Benet Dos Santos | Valentim e a Raposa
Silvia Belmiro Faustino Da Silva | Avivar Terapias
Sulamita Ferreira Silva | SÓIS
Tamiris De Paulo Costa | Sabá Alquimias
Thaiane Fatima Maciel Dos Santos | Canal Novo Mundo / Mundo SA
Thais Moreth Da Silva | BioPasso
Thales Da Silva Cerqueira | Cacau
Thamires Clarice Lucena Rodrigues Da Silva | Banho é Bom