Conexões 2021: Conheça os empreendedores dos segmentos de Meio-ambiente e Sustentabilidade
Per Shell Iniciativa Jovem em 10/11/2021
Um dos pilares do Shell Iniciativa Jovem é a sustentabilidade. Todos os anos selecionamos para o nosso programa uma série de empreendimentos comprometidos com o meio-ambiente e com ideias inovadoras que visam um futuro melhor para todos nós.
Este ano, sete negócios voltados para os segmentos de Meio-ambiente e Sustentabilidade estão concorrendo ao prêmio de melhor empreendimento do ano na feira Conexões 2021. São eles: “Canal Novo Mundo”, “Conservation Leaders”, “Impacta – Consultoria de Sustentabilidade”, “Natural Ser – Sustentabilidade e Educação”, “RefilMe”, “SEM SOBRA Soluções Sustentáveis” e “vaique”.
Saiba mais sobre estes empreendimentos abaixo:
Canal Novo Mundo – Thaiane Fatima Maciel dos Santos | Rio de Janeiro, RJ
O “Canal Novo Mundo” é uma empresa que promove a conscientização ambiental de forma fácil, acessível e divertida. Os principais serviços oferecidos pelo empreendimento são a organização de eventos ambientais, como mutirões de limpeza; consultorias; e comunicação ambiental para empresas.
“Promovemos a limpeza de espaços públicos e também a educação ambiental, através dos mutirões e do conteúdo ambiental produzido. O ‘Canal Novo Mundo’ nasceu da vontade de mostrar que um novo mundo mais sustentável é possível e está ao alcance de todos nós”.
Conservation Leaders – Ana Luiza Cerqueira Neves | Rio de Janeiro, RJ
A “Conservation Leaders” é uma empresa de educação para conservação da natureza, que produz conteúdos e experiências educacionais voltados à formação de jovens, a fim de prepará-los para liderar ações socioambientais. O empreendimento atua em escolas, universidades e outras instituições.
“O impacto do nosso negócio é poder desenvolver o potencial de liderança dos jovens, para que sejam capazes de multiplicar ideias, ações e projetos que solucionem os desafios socioambientais que enfrentamos atualmente”.
Impacta – Consultoria de Sustentabilidade – Jéssika Souza | Rio de Janeiro, RJ
A “Impacta” tem o intuito de gerar valor às empresas por uma mudança comportamental e cultural, através da sustentabilidade. O empreendimento trabalha com projetos personalizados para cada realidade, vendendo uma jornada de aprendizagem e implementação colaborativa da gestão de resíduos.
“Contribuímos para o desenvolvimento de uma cadeia produtiva circular que valoriza o resíduo e que gera milhares de empregos a partir dele. Conectamos pessoas aos ciclos naturais através da sustentabilidade”.
Natural Ser – Sustentabilidade e Educação – Lara Angelo Oliveira | Rio de Janeiro, RJ
A “Natural Ser” oferece soluções práticas, completas e personalizadas que simplificam o caminho para a sustentabilidade na prática. Seus serviços integram a pedagogia com a técnica e incluem compostagem, gestão de resíduos, hortas, oficinas temáticas e projetos pedagógicos para escolas.
“Nosso propósito é fortalecer a construção de culturas para a sustentabilidade, com a sensibilização de pessoas; criar ambientes de aprendizagem que favoreçam a mudança de hábitos e a sustentabilidade na prática; além de elaborar redes e conexões entre pessoas e instituições”.
RefilMe – Isabela Vitoi Rosa de Souza | Vila Velha, ES
A “RefilMe” promove o aluguel de Estações de Reabastecimento de Água (ERA), um mobiliário urbano que possui laterais para divulgação de marcas. A empresa que divulga na ERA contribui para a saúde pública da população, oferecendo hidratação de forma gratuita aliada à preservação do meio ambiente.
“De dezembro de 2020 até o momento, a ‘RefilMe’ já beneficiou mais de 5 mil pessoas, facilitando a hidratação fora de casa. Além disso, poupamos a comercialização de 55.814 garrafinhas plásticas de 500ml, deixando de emitir 5.581 kg de CO2 na atmosfera”.
SEM SOBRA Soluções Sustentáveis – Kathelyn Nunes da Silva Santos | Nova Iguaçu, RJ
A “SEM SOBRA Soluções Sustentáveis” promove a gestão eficiente de resíduos têxteis, tendo como ferramentas a tecnologia, para a conexão de geradores e empresas de reciclagem; e a educação, através de cursos e consultorias. O selo SEM SOBRA vem para fechar o ciclo e garantir a melhoria contínua da empresa.
“Nosso negócio está alinhado aos ODS da ONU, principalmente ao 12, que propõe o consumo consciente, com ações de redução, reutilização, reaproveitamento e reciclagem do resíduo têxtil”.
vaique – Leonardo Szajdenfisz Jarlicht | Rio de Janeiro, RJ
A “vaique” promove parcerias com cooperativas de lixo e condomínios que participam de seu sistema de coleta. Através do e-commerce, a empresa vende ao varejo e ao atacado seus produtos e materiais para marcas.
“O impacto social da ‘vaique’ aparece desde a sua aquisição de matéria prima com parcerias com cooperativas de lixo, assim como com o sistema de coleta domiciliar. Nosso impacto ambiental vem por meio da recuperação e transformação do lixo. Conseguimos absorver uma tonelada por mês”.