Direito Ágil lança guia informativo sobre os direitos das mulheres brasileiras
Por Shell Iniciativa Jovem em 27/08/2024
Desde o começo do trabalho da Direito Ágil, empreendimento destaque do Shell Iniciativa Jovem em 2022, mais de 5 mil vítimas de violência doméstica tiveram seu acesso facilitado à justiça brasileira através do aplicativo Maria da Penha Virtual.
Com o intuito de trazer ainda mais apoio a essas mulheres, a startup lançou o Guia ElaProtegida, material digital com informações de utilidade pública sobre os direitos das mulheres, meios de denúncia e formas de se proteger em caso de violência, com uma linguagem mais simples e direta.
Tornar acessível a todas as brasileiras os seus diretos é crucial em uma realidade na qual mais de 25,4 milhões de brasileiras já sofreram algum tipo violência doméstica ao longa da vida, conforme mostra dados do DataSenado. A pesquisa ainda revelou que aproximadamente por volta de 81% das mulheres afirmam conhecer pouco ou nada sobre a Lei Maria da Penha, a lei nacional de referência para proteção de mulheres em situação de violência doméstica.
Diante disso, o Guia busca mudar a realidade dessas mulheres por meio da informação em linguagem acessível. O Guia ElaProtegida oferece informações a respeito dos documentos que a vítima deve apresentar na delegacia; como reconhecer a violência doméstica; como se proteger quando o(a) agressor(a) é afastado(a) de casa; em que serviços públicos a vítima pode encontrar ajuda; e o passo a passo de um plano de fuga em caso de violência.
“O Guia ElaProtegida é resultado de um trabalho feito a várias mãos de advogadas e psicólogas que lidam diariamente com mulheres em situação de violência e, aliado a isso, aplicamos a Linguagem Simples para aproximar as pessoas de seus direitos, inclusive aprendendo a identificar a violência que a vizinha ou a colega de trabalho pode ser também vítima”, afirma Rafael Wanderley, CEO da Direito Ágil.
Acesse o Guia ElaProtegida e conheça mais sobre essa dessa iniciativa: https://guia.elaprotegida.com.br/
Leia também: