Empreendimento selecionado do Edital de Soluções para a Retomada lança projeto para desenvolvimento socioemocional de estudantes e educadores
Per Shell Iniciativa Jovem em 01/11/2022
O desenvolvimento das competências socioemocionais ainda é um privilégio para poucos no Brasil, embora o tema faça parte das novas diretrizes da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). O plano, que norteia os currículos dos sistemas e redes de ensino, deveria ser implementado até 2020. A realidade, principalmente na rede pública de ensino, é que a saúde mental ainda é um grande desafio nas escolas. Seja do lado dos alunos, que estão sob grande pressão, ou seja do lado dos educadores, que não receberam capacitação para enfrentar os desafios cotidianos em sala de aula.
Em 2019, antes mesmo do surgimento da pandemia da COVID-19, o Brasil alcançou o topo do ranking mundial de ansiedade. Os números são da Organização Mundial de Saúde (OMS), que identificou 18,6 milhões de pessoas com este sintoma naquele ano. Um novo estudo da OMS, lançado em 2022, revelou que o número de indivíduos que sofre de depressão e ansiedade cresceu 25% em 2020, adicionando mais um bilhão de pessoas ao grupo. E os jovens foram um dos públicos mais afetados.
Foi neste contexto que nasceu o programa SOS Educação, da Multiplicando Líderes (antiga Infusion). O projeto foi um dos selecionados para o Edital de Soluções para Retomada 2022, do Shell Iniciativa Jovem, que oferece apoio financeiro a empreendimentos atuantes na mitigação dos efeitos da pandemia da COVID-19. Nathalia Dias, sócia co-fundadora do Multiplicando Líderes, é o nome por trás dessa iniciativa.
A Multiplicando Líderes se propõe a criar experiências de aprendizado com foco na acessibilidade ao desenvolvimento socioemocional. O objetivo da empresa é oferecer soluções práticas e adequadas às diferenças socioculturais, para ajudar as pessoas a lidarem de forma saudável mediante ao excesso de informação, cobrança e competitividade que o mundo atual exige.
“Existe o Multiplicando Líderes antes e depois do Shell Iniciativa Jovem. O programa nos ajudou a nos estruturarmos enquanto um negócio social, além de nos dar visibilidade e credibilidade no mercado. É um selo que faz toda a diferença quando me apresento para outras empresas. O IJ me deu os equipamentos para conseguir colocar os nossos cursos no mundo. Nem eu acredito no salto que conseguimos dar”, conta Nathalia.
Criado durante a pandemia, o SOS Educação se divide em dois segmentos de um setor que ainda hoje sofre com os efeitos da COVID-19. O primeiro é o SOS ENEM, que oferece treinamentos de preparo emocional para alunos de projetos sociais e escolas públicas em fase pré-vestibular. O segundo é o SOS EDUCADORES, voltado para escolas e educadores da rede pública, para ajudá-los a lidar com estas questões socioemocionais.
“A parte social da empresa sempre existiu, mas era quase pro bono. O edital nos permitiu estruturar a Multiplicando Líderes, para que ela pudesse crescer. Essa é a nossa forma de hackear o sistema. Queremos multiplicar a formação de líderes, oferecendo capacitação e ferramentas para quem está fora da bolha”, explica a empreendedora.
O edital possibilitou ainda o processo de rebranding da empresa, que agora inicia a fase de treinamento para estudantes e educadores. Ao todo, serão mais de 2000 pessoas impactadas pelo projeto, de forma direta e indireta, em localidades cariocas como Rocinha, Rio das Pedras, Morro dos Prazeres, Ilha do Governador, Xerém e Cidade de Deus, além de um programa online para pessoas com deficiência auditiva.
E a Nathalia já faz planos para depois do edital. Até 2030, quer ser referência no Rio de Janeiro na área de inteligência emocional para empresas e pessoas em busca de soluções para lidar com desafios socioemocionais.
“Estamos reformulando a nossa oferta de cursos e queremos capacitar mais pessoas, agora que temos equipamentos e estrutura. Ficamos dois anos parados, trabalhando no improviso, e agora me sinto pronta para vender o meu serviço para empresas, sempre destinando uma parte do nosso lucro para este retorno social”, finaliza Nathalia.