Equipe do Shell Iniciativa Jovem participa da ANDE Annual Conference 2023, na África
Per Shell Iniciativa Jovem em 08/12/2023
Em 2022, o CIEDS, parceiro implementador do Shell Iniciativa Jovem, participou do Top Ten Innovators, uma competição global da Shell para o Programa LiveWIRE. que é realizado em 20 países. Nesta edição, que celebrou os 40 anos do Programa, foi criada uma nova categoria para reconhecer o melhor parceiro implementador da rede e o CIEDS foi premiado neste quesito. O prêmio foi a inscrição na rede da ANDE e um convite para participar da ANDE Annual Conference 2023, em Accra, capital de Gana, na África.
A ANDE é uma rede global de organizações que impulsionam o empreendedorismo em economias em desenvolvimento. Os membros da ANDE oferecem serviços financeiros, educacionais e de suporte comercial para pequenas empresas em crescimento (SGBs). O objetivo é impulsionar esses negócios a criarem empregos, estimularem o crescimento econômico a longo prazo e gerarem benefícios ambientais e sociais.
A ANDE está presente no Brasil e trabalha em prol de um ecossistema empreendedor próspero no país, fortalecendo a rede local através das conexões globais da organização. É oferecido aos membros: conhecimento especializado sobre o campo, conexões nacionais e internacionais, oportunidades de financiamento, além do incentivo a parcerias e do compartilhamento de conhecimento focado no desenvolvimento do setor brasileiro de SGBs.
Como funcionou o evento
A conferência em Accra teve como temática “Acelerando a Ação: Soluções para Pequenas Empresas e os ODS” e buscou destacar o progresso alcançado até o momento junto ao ecossistema de SGBs e identificar requisitos adicionais para apoiá-lo, a fim de aumentar seu impacto nos ODS nos próximos sete anos. Além disso, o evento explorou maneiras pelas quais os membros da ANDE e outras organizações podem contribuir para preparar o caminho a ser trilhado.
A ANDE decidiu fundir a Conferência Anual, agendada para os dias 12 e 13 de setembro, com a Conferência Regional da África Ocidental. O evento regional “Made in West Africa”, realizado no dia 14 de setembro, focou nas últimas tendências do ecossistema empresarial regional, destacando requisitos existentes e incentivando a adoção das melhores práticas no desenvolvimento do setor SGB da região.
No dia 12, fomos inspirados pela teoria dos Três Zeros do Prof. Yunus: Zero poluição, Zero desemprego, Zero desigualdade. Essa teoria, descrita em seu livro (A World of Three Zeros), reflete sobre as desigualdades sistêmicas e crises climáticas atuais.
No mesmo dia, a IKEA Foundation anunciou uma parceria com a ANDE para unir esforços em prol da redução de lacunas no processo de investimento em iniciativas da economia circular, focadas em pequenos e micro negócios que necessitam de recursos para desenvolver suas soluções. Ademais, a ADA (Appui au Développement Autonome), organização especialista em finanças inclusivas e impulsionadora de parcerias e inovação, anunciou que está buscando ativamente parceiros para testar uma nova metodologia de financiamento para startups em estágio inicial ou de crescimento, baseado na receita dos negócios.
Ao longo do dia 13, a equipe do Shell Iniciativa Jovem participou de workshops voltados para ações ligadas à emergência climática.
No último dia do evento, a equipe esteve presente em diversos painéis e workshops ligados ao financiamento de soluções criadas por SGBs, sendo a principal delas provida pela Mastercard Foundation Africa Growth Fund. O fundo investe entre 1 e 50 milhões de dólares em soluções promovidas por SGBs, geralmente com rodadas de investimento entre 1 e 10 milhões de dólares e não assume posição majoritária nas empresas investidas, no intuito de manter as startups com autonomia nas decisões do negócio.
A partir das dinâmicas apresentadas ao longo do evento, fica evidente que os maiores desafios são impulsionar as SGBs a criar valor e reduzir sistematicamente seus custos, para se manterem competitivas. Além disso, é notório o forte trabalho para além dos comitês de investimento, com fundos buscando negócios liderados por mulheres, ou com soluções pensadas e desenhadas para mulheres, ou que incluam mulheres em posições de protagonismo.
Leia mais:
Programa Shell Iniciativa Jovem marca presença na Shell Eco-Marathon
Empreendedores do Espírito Santo participaram da Caravana do Shell Iniciativa Jovem