Shell Iniciativa Jovem apresenta negócios de impacto social ao ecossistema de inovação do Rio de Janeiro
Per Shell Iniciativa Jovem em 03/04/2025
Evento celebrou a jornada dos novos 37 empreendedores que integram a Rede de Empreendimentos Sustentáveis com um encontro focado em networking e reconhecimento a dez iniciativas de destaque
Um espaço dinâmico de conexão com stakeholders do ecossistema de inovação, empreendedorismo e impacto social: foi assim o MeetUp Shell Iniciativa Jovem, que teve como palco o Armazém da Utopia, no Rio de Janeiro.
A uma plateia formada por investidores, parceiros e especialistas, os empreendedores acelerados pela 24ª edição do Programa no Brasil apresentaram seus negócios, que atuam como soluções para os desafios e as oportunidades de transformação do cenário nacional. Com isso, encerraram o ciclo formativo de 2024 ampliando e fortalecendo ainda mais os negócios perante o mercado.
Por essas soluções, os empreendimentos também receberam o Selo de Empreendimento Sustentável, que garante acesso à Rede de Empreendimentos Sustentáveis — uma plataforma que conecta empresas a investidores e oportunidades no ecossistema de inovação. Desde 2000, a Rede já reconheceu 632 iniciativas alinhadas aos pilares de inovação, ética e sustentabilidade.
Com 25 anos de história, o Shell Iniciativa Jovem se consolida como um dos principais programas de fomento ao empreendedorismo no país.
- Mais de R$ 27 milhões investidos;
- Mais de 20 mil empreendedores inscritos;
- Mais de 3.300 empreendedores acelerados;
- Mais de 5.500 empregos diretos e indiretos gerados;
- R$ 661 milhões em receita acumulada pelas empresas da Rede;
- E uma aprovação de 91% entre os participantes.
Empreendedorismo de impacto: dez iniciativas premiadas
Entre os participantes, dez empreendedores foram reconhecidos por seus modelos de negócio inovadores e pelo impacto social que promovem.
Um dos destaques foi Carlos Pedro da Silva Junior, fundador da Carteiro Amigo Express, que oferece soluções logísticas para comunidades sem CEP, principalmente no Rio de Janeiro, São Paulo e Minas Gerais. A startup já foi reconhecida pelo Shark Tank Brasil e pelo Cubo Itaú.
Outro nome celebrado foi Larissa Freitas, criadora do projeto Malaguetas Futebol Feminino, que promove a autonomia de meninas e mulheres por meio do esporte.
Completam a lista de destaques:
- Leonardo Medeiros, do Instituto Realiza.vc, que atua na empregabilidade de jovens em situação de vulnerabilidade;
- Luiza Ramos Felix, do delivery Malawi Vegetariano, que une alimentação consciente e empreendedorismo;
- Mariane Ribeiro Theobaldo, da Tortuga & Predator Sports, com soluções tecnológicas para práticas esportivas e casuais;
- Matheus Almeida da Silva, da marca de moda urbana e soluções criativas, nascida na periferia, PORMENOR.;
- Rayssa Pereira Mendes, da Manacá Tecnologias Sociais, voltada à mensuração de impacto;
- Ronaldo Custódio de Menezes, fundador da Black Cacau, chocolataria artesanal, com foco em economia circular e agricultura familiar;
- Sabrina Peres Moreira, da La Praiana Beachwear, que une qualidade, estilo e preço justo na moda praia, gerando renda para mulheres do subúrbio carioca;
- Tunay Souza Oliveira Alcantara, com o Watu Meliponário, que alia preservação ambiental à educação e turismo.